Conecte-se

VALORES EDITORIAIS

INVESTIGAR. INFORMAR. INSPIRAR.

Para HEADLINE, jornalismo é função social e tem como primeiro e último fim lutar por uma sociedade democrática melhor e por instituições sólidas e performantes. A independência drástica de governos e grupos econômicos é pedra angular. Investigar com exatidão e informar com responsabilidade são nossas missões. Inspirar, nosso sonho.

JORNALISMO ÉTICO

Para HEADLINE, ética impecável é a base do jornalismo. HEADLINE não superdimensiona fatos, não manipula informações, não se atribui créditos de outros, não supervaloriza seus feitos.

IMPARCIALIDADE E TRANSPARÊNCIA

HEADLINE é um editor jornalístico aberto em uma sociedade aberta. Sua obsessão é perseguir a pluralidade da informação, o mais depurada possível de doutrinas. À busca da pluralidade se soma a transparência. Toda eventual posição política deve ser a mais clara possível.

JORNALISMO PROFUNDO

A apuração exaustiva é essencial no projeto HEADLINE, porque conduz à maior pluralidade. Reportagens especiais e investigações são nosso centro de interesse e devem ser precisas ao extremo na coleta de dados e testemunhos e transparentes na sua divulgação.

INTELIGÊNCIA COLETIVA

HEADLINE está convicta de que a construção do conhecimento é mais poderosa se coletiva. Jornalistas devem trabalhar em parceria com intelectuais, artistas, acadêmicos e leitores, que participam da elaboração e checagem de reportagens. HEADLINE não pratica a manipulação de ideias ou de sua audiência.

CONTEÚDO DE QUALIDADE

HEADLINE nasce com o único propósito de produzir conteúdo de exceção, profundo e pertinente. HEADLINE tem como compromisso jamais derivar em direção ao sensacionalismo ou à futilidade. O ponto de partida do conteúdo de qualidade é a precisão e a veracidade dos fatos.

CREDIBILIDADE DAS FONTES

HEADLINE é atenta à transparência, à multiplicidade e à diversidade ideológica de suas fontes, sejam de que classe social ou formação procederem. Testemunhos devem ser acompanhados, na medida do possível, de imagens ou outras referências que confirmem sua veracidade.

PRESERVAÇÃO MÁXIMA DAS FONTES

O uso de "off the record" em HEADLINE é exceção e precisa ser verificável na medida do possível. Exceções às exceções serão analisadas caso a caso. HEADLINE não revela fontes anônimas, usa criptografia em mensagens sensíveis e não fornecerá informações a agências de inteligência.

O LUGAR DO EU

HEADLINE admira o talento individual, mas não o egocentrismo. O que é descrito em primeira pessoa em reportagens tem como objetivo qualificar o discurso e ressaltar impressões humanas, não enaltecer "feitos".

ESTÉTICA INOVADORA

HEADLINE busca introduzir no jornalismo uma nova estética, de caráter documental, que estimule o uso inovador dos recursos audiovisuais. Seu objetivo é registrar fragmentos de vida real e experiências emocionais e sensíveis que qualificam o testemunho jornalístico.

PUBLISHER DIGITAL

HEADLINE é uma startup de jornalismo e tecnologia. Sua convicção é de que a migração para o ambiente digital é uma oportunidade ao jornalismo, cada vez mais multimídia. HEADLINE precisa e deseja estar na vanguarda da criação, do desenvolvimento e do uso de ferramentas digitais.

VALORES DA EMPRESA

SEM DOUTRINAS

HEADLINE não tem partido político, nem avaliza uma ideologia. As convicções pessoais mais ou menos profundas de seus membros, mesmo as de seus fundadores, não expressam uma "visão da empresa", que permanece aberta, plural, democrática e livre.

POLÍTICA

Ser área livre de dogmas ideológicos não significa que HEADLINE é apolítica. HEADLINE é intransigente na luta pela liberdade, pela democracia, pela igualdade e pela justiça, pela equivalência de gêneros e raças, pela livre opção sexual e religiosa e pela mobilidade social. HEADLINE é contra a guerra, mas trava guerras: contra a corrupção, pelos direitos humanos, pela preservação do planeta. 

A MELHOR, NÃO A MAIOR

Para HEADLINE, mais importante do que ser a maior empresa de comunicação é ser a melhor empresa de comunicação. Mais importante que o culto à audiência é o culto à credibilidade.

FOR-PROFIT E SOCIAL

HEADLINE acredita que a independência só é irrestrita em empresas sustentáveis. Por isso tem fins lucrativos. Ao mesmo tempo, é movida por um profundo e urgente senso de responsabilidade social. HEADLINE visa criar valor e oportunidades para sua equipe e para jornalistas independentes e tem o compromisso de reinvestir pesado em jornalismo.

INDEPENDENTE E ABERTA

Headline é independente e tem o objetivo de abrir espaços ao jornalismo independente no Brasil e no mundo. É, portanto, aberta à sociedade, pronta a dialogar com ela, a criticá-la e a ouvir suas críticas.

ATIVISTA DA DEMOCRACIA

Em sintonia com o espírito de seu tempo, HEADLINE não criminaliza os movimentos sociais, e luta para revigorar a democracia dando voz às novíssimas fontes de poder social, transparentes e horizontais, que mobilizam indivíduos, de onde emana o poder maior.

PARCERIAS

HEADLINE não foi criada para competir com ou derrotar os demais veículos de informação. Sua função é ocupar espaços não explorados. HEADLINE é colaborativa e quer trabalhar em parceria com veículos tradicionais de mídia  por uma sociedade melhor.

REDE

HEADLINE conhece a importância da troca de experiências e de informações entre jornalistas, em especial entre independentes. Por isso seu projeto estimula a integração social em suas plataformas, fomentando o intercâmbio entre jornalistas. HEADLINE não cobra por isso.

DESAFIO

HEADLINE sonha mudar o mundo para melhor.

CHINESE WALL

É vetada a participação de jornalistas de HEADLINE em outros eventuais projetos não relacionados a jornalismo ou a design de mídias digitais. Todo e qualquer projeto de intelligence unit ou content marketing será realizado por uma empresa diferente, com equipes diferentes, sob gestão diferente da de HEADLINE.

TALENTOS

HEADLINE busca e valoriza talentos identificados com seus valores: independência e liberdade de espírito, pró-­atividade, cosmopolitismo, ousadia, inovação. HEADLINE tem a obsessão de reunir os melhores jornalistas, os mais talentosos, os mais comprometidos, os mais idealistas.

TRABALHO EM EQUIPE

HEADLINE valoriza o espírito de equipe, porque times completam as habilidades dos indivíduos. Repórteres serão sempre estimulados a trabalhar com fotógrafos, videastas, documentaristas, ilustradores, editores, checadores, desenvolvedores e leitores, de forma a buscar o melhor resultado final.

INOVAÇÃO

HEADLINE observa os bons exemplos e não hesita em adotar as melhores práticas. Mas não basta fazer melhor; é preciso inovar.