Conecte-se

Poder

Poder#BRASIL

União Europeia anuncia doação de 20 milhões de Euros para o Fundo Amazônia

Após reunião com presidente da Comissão Europeia, Lula criticou demandas apresentadas para acordo entre Mercosul e UE que aumentam exigências para o Brasil e implicam sanções se não forem cumpridas

Da redação Headline | São Paulo
#BRASIL12 de jun. de 232 min de leitura
Lula criticou exigências adicionais da Comissão Europeia para acordo entre UE e Mercosul. Foto: Ricardo Stuckert/ Presidência da República
Da redação Headline | São Paulo12 de jun. de 232 min de leitura

O presidente Lula recebeu no Palácio do Planalto nesta segunda, 12, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. No encontro, ela anunciou que a União Europeia (UE) doará € 20 milhões (cerca de R$ 100 milhões) para o Fundo Amazônia, além das contribuições que estão sendo feitas individualmente por países membros do grupo.

Outro tema central do encontro foi o acordo entre Mercosul e União Europeia. Em declaração conjunta após a reunião, Lula porém criticou o instrumento adicional para o acordo apresentado pela UE em março, que amplia as exigências ambientais para o Brasil e prevê sanções caso essas exigências não sejam cumpridas.

"Expus à presidente Van Der Leyen as preocupações do Brasil com o instrumento adicional ao acordo apresentado pela União Europeia em março deste ano. A premissa que deve existir entre parceiros estratégicos é a da confiança mútua e não de desconfiança e sanções", disse Lula.

Ele ainda criticou ainda leis que foram aprovadas em abril pelo Parlamento Europeu proibindo a venda no continente de produtos oriundos de desmatamento em florestas. "Em paralelo, a União Europeia aprovou leis próprias com efeitos extraterritoriais e que modificam o equilíbrio do Acordo. Essas iniciativas representam restrições potenciais às exportações agrícolas e industriais do Brasil", prosseguiu.

Van der Leyen afirmou que o bloco quer avançar com as negociações e ratificar o acordo no máximo até o fim do ano. "Mandamos uma carta como um instrumento adicional e aguardamos com impaciência a sua resposta. Pois a nossa abertura para ouvi-los, para saber onde temos que dar um passo em direção um ao outro", disse.

#BRASIL
ITERNACIONAL
UNIÃO EUROPEIA
COMÉRCIO
FUNDO AMAZÔNIA