Conecte-se

Cultura

#GAL COSTA

Tchau, Baby

Mario Camera, da Headline | Rio de Janeiro

Artistas, políticos e influenciadores homenageiam Gal Costa e lamentam a morte da cantora, ícone da MPB, que faleceu nesta quarta-feira, aos 77 anos

9 de nov. de 223 min de leitura
9 de nov. de 223 min de leitura

A morte de Gal Costa nesta quarta-feira, aos 77 anos, comoveu personalidades políticas e artistas do país, que foram às redes lamentar a perda de uma das maiores vozes da MPB. Ela sofreu um infarto em casa, segundo a sua assessoria.

Do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, ao influenciador Felipe Neto, as homenagens a Gal se repetiram ao longo desta manhã e início da tarde nas redes sociais.

Caetano Veloso, amigo e principal parceiro de Gal, retuitou um vídeo publicado na conta da cantora duas horas antes do anúncio de sua morte. Nas imagens, ambos aparecem cantando "Sorte".

Caetanos é um dos maiores parceiros de Gal, que gravou diversas músicas do amigo e fez participações em diversos discos seus. Os dois também gravaram, junto com Maria Bethania e Gilberto Gil, o álbum "Doces Bárbaros", de 1976.

Maria Bethânia também se pronunciou sobre a morte da amiga, que estreou cantando "Sol Negro", do álbum "Maria Bethânia", de 1965.

Em um vídeo onde aparece muito emocionada, Maria Bethânia disse estar "em choque, triste demais". "Nunca pensei chegar a vocês para falar sobre a dor de perder Gal. O Brasil que ela sempre encantou com a sua voz única, magistral, hoje inteiro chora".

Outro dos grandes parceiro da baiana, seu conterrâneo Gilberto Gil publicou um vídeo em seu Instagram: "Vai com ela a voz 'maviosa', o encanto do canto extraordinário", diz o cantor e compositor.

Lânguida, na fase de "O Sorriso do Gato de Alice", 1994. Foto: Arquivo pessoal
Lânguida, na fase de "O Sorriso do Gato de Alice", 1994. Foto: Arquivo pessoal

Autor de um dos maiores sucessos na voz de Gal, "Vapor Barato", o também cantor e compositor Jards Macalé homenageou a amiga, afirmando: "intérprete do meu amor".

Milton Nascimento, que no próximo domingo faz o último show de uma turnê de despedida da carreira, publicou um vídeo dos dois cantando "Paula e Bebeto", composição dele e de Caetano. "Eu te amo e vou te amar pra sempre, @galcosta. As saudades serão eternas", escreveu o cantor.

"Que vazio, que silêncio na música brasileira 💔 Sua voz é eterna dentro de todos nós. Obrigada por ensinar tanto! Gal, luz infinita", escreveu a cantora Marisa Monte, em sua conta no Instagram. Enquanto Djavan afirmou que é "inacreditável pensar na vida sem Gal... 🖤".

Entre os políticos, o presidente eleito, Lula, lamentou a morte de uma "das maiores cantoras do mundo" em seu Twitter.

A ex-presidente Dilma Roussef também homenageou a cantora, afirmando sentir "imensamente a tristeza de ver essa grande estrela nos deixar justo agora, no instante em que recobramos a esperança de dias melhores".

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, citou um versos da canção "Chuva de Prata", outro grande sucesso na voz de Gal, ao afirmar que "a gente fica com sua poesia e seus ensinamentos".

Influenciadores também lamentaram a morte da cantora. Em seu Twitter, Felipe Neto publicou um vídeo de Gal cantando "Força Estranha", um de seus maiores sucessos, junto a Caetano Veloso. O youtuber afirmou que a cantora foi a "gênia magistral perfeita da música brasileira".

#GAL COSTA
MPB
Caetano Veloso
Maria Bethânia
Gilberto Gil