Conecte-se

Poder

#POLÍTICA

Pacheco e Lira são reeleitos no Congresso, que mantém maioria masculina e branca

Francisco Amorim, de Headline | Rio de Janeiro

Senado e Câmara empossaram seus parlamentares nesta quarta, 1º. Dos 513 deputados, 39% estreiam neste ano. Veja como ficou a composição das casas

1 de fev. de 232 min de leitura
1 de fev. de 232 min de leitura

No Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito para a presidência com 49 votos, contra 32 do oponente Rogério Marinho (PL-RN), que representava os partidos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro na casa.

"O Brasil precisa mesmo é de pacificação. Os poderes da República precisam trabalhar em harmonia, buscando o consenso pelo diálogo. Os interesses do Brasil vão além de questões partidárias e nós, senadores e senadoras, precisamos nos unir pelo Brasil", afirmou Pacheco em seu discurso de posse.

Já na Câmara, Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito em votação recorde, com 464 votos. Chico Alencar (PSOL-RJ) teve 21 votos e Marcel Van Hattem (Novo-RS), 19. O resultado não foi surpresa para ninguém. Desde antes do resultado das eleições presidenciais, Lira já havia articulado sua reeleição e se aliado a Lula.

Partido de Pacheco tem maioria no Senado

A eleição da nova mesa diretora ocorreu após a posse dos 27 senadores eleitos em outubro, que representam um terço do Senado. A casa legislativa possui 81 representantes. Confirma como ficou a composição da legislatura 2023-2026, segundo dados do Senado.

"84% dos senadores são homens"

Câmara tem baixa renovação no plenário

Também tomou posse na Câmara uma casa formada majoritariamente por homens, brancos, velhos, com nível superior e, metade deles, com patrimônio na casa dos milhões. Confira como ficou a composição da Câmara dos Deputados para a legislatura 2023-2026:

"82,5% são homens na Câmara dos deputados"

"73,7% dos parlamentares têm 41 anos ou mais"

"72% dos parlamentares se declaram brancos"

"88,5% têm nível superior completo ou incompleto "

"28,6% afirma ter patrimônio superior a R$ 2 milhão"

O perfil parlamentar é resultado de um renovação tímida. Dos 513 deputados e deputadas, apenas 201 (39%) estreiam na Casa neste ano. Os demais foram reeleitos ou já ocuparam uma cadeira na Câmara no passado.

Empossados, deputados e seus colegas de Senado participam, nesta quinta-feira, da sessão solene de abertura dos trabalhos do Congresso Nacional para o ano de 2023. A cerimônia está prevista para acontecer às 15h no Plenário da Câmara dos Deputados e deve contar com a presença de representantes dos Poderes Executivo e Judiciário.

#POLÍTICA
BRASIL
CONGRESSO
LIRA
PACHECO