Conecte-se

#EQUADOR

Equador escolhe o empresário Daniel Noboa como novo presidente

Herdeiro do setor bananeiro cumpre sonho frustrado do pai e chega ao cargo máximo no Equador

GIRO LATINO
#EQUADOR16 de out. de 232 min de leitura
Daniel Noboa em debate presidencial no Equador. Foto: CNE via Flickr
GIRO LATINO16 de out. de 232 min de leitura

A população equatoriana elegeu o empresário e ex-deputado Daniel Noboa, da Ação Democrática Nacional, como novo presidente da República neste domingo (15). Com mais de 80% das atas eleitorais apuradas, superou os 4,4 milhões de votos válidos (52% do total) e derrotou a esquerda correísta de Luisa González .

Nascido em Guayaquil e formado em administração pública em Harvard (EUA), o novo chefe do Executivo equatoriano é filho de Álvaro Noboa, magnata do setor bananeiro que concorreu cinco vezes à Presidência do país, sem sucesso. Recentemente, uma reportagem da Folha de S.Paulo revelou, com base em documentos da investigação Pandora Papers, que Noboa filho teria herdado do pai empresas offshore no Panamá, o que é vedado a candidatos pela lei eleitoral equatoriana.

Embora se diga representante da centro-esquerda e seja alinhado às causas socioambientais (como o fim da exploração de petróleo na Amazônia), Noboa é visto com desconfiança por setores progressistas pelas incertezas de sua agenda econômica e pela defesa ferrenha da "mão dura" contra o crime organizado – fator-chave em um país mergulhado em uma crise de segurança.

#EQUADOR
AMÉRICA LATINA
INTERNACIONAL
DANIEL NOBOA
LUISA GONZÁLEZ
ELEIÇÕES NO EQUADOR