Conecte-se

Cultura

#MÚSICA

Documentário traz Elis Regina e Tom Jobim em imagens inéditas

Gaía Passarelli | de Headline, São Paulo

“Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você” emociona ao mostrar registros de álbum gravado em Los Angeles há 50 anos

17 de set. de 233 min de leitura
17 de set. de 233 min de leitura

Em fevereiro de 1974, Elis Regina e Tom Jobim, dois dos maiores artistas da época se juntaram em estúdio em Los Angeles (EUA) para gravar um álbum conjunto. O resultado foi “Elis & Tom”, dos mais importantes discos da música brasileira — e que quase não aconteceu. É essa a história por trás de “Elis & Tom: Só Tinha De Ser Com Você”, documentário musical baseado em filmagens de Roberto de Oliveira, também diretor do filme, inéditas até hoje.

As imagens feitas de forma amadora em 16mm por Oliveira, então empresário da cantora, durante a viagem de Elis aos EUA, captam a tensão e a intimidade do estúdio. Guardadas por quase cinquenta anos, foram restauradas em 4K e montadas pelo cineasta João Wainer, filho de Roberto de Oliveira.

“O arquivo era algumas latas de rolos de filme revelados, que me lembro de ver desde sempre nas coisas do meu pai. É uma coisa da minha infância”, conta Wainer, que também é cineasta e assina a direção de fotografia do documentário. “Mas esse material ficou com meu pai por quase cinquenta anos e ele só soltou agora. Pra mim, foi muito legal ver ele sair do rolo de filme e entrar no HD, que foi quando eu peguei e comecei a desenhar o filme na ilha de edição.”

Elis Regina e Tom Jobim em cena do documentário
Elis Regina e Tom Jobim em cena do documentário | Foto: Divulgação/O2Play

As quase cinco horas de filmagens originais, foram costuradas as entrevistas e outras cenas de arquivo de Elis Regina e Tom Jobim, narrando uma história que, além de falar sobre o disco, conta também sobre a enormidade da música brasileira no mundo. As histórias de bastidores são alimentadas por entrevistas com os músicos do álbum, personalidades como o empresário André Midani. Também há participações importantes do produtor musical (e filho de Elis) João Marcelo Bôscoli e da artista plástica (e filha de Tom) Beth Jobim.

“Quando duas potências se encontram existe um atrito natural. E após esse atrito, as coisas se encaixam porque os talentos se reconhecem, e aí a coisa que estava toda bagunçada e confusa começa a fluir para um lugar de obra-prima — que é esse disco.”

|

João Wainer

 “Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você” foi um dos destaques do festival de documentários musicais In-Edit, já estreou nos EUA e entra em circuito nos cinemas brasileiros em 21 de setembro.

#MÚSICA
CINEMA
DOCUMENTÁRIO
IN-EDIT
MUSICAL
ELIS REGINA
TOM JOBIM