Conecte-se

Sociedade

Sociedade#DIREITOS HUMANOS

Operários da primeira instalação industrial nuclear lutam por justiça

Durante cerca de cinco décadas, centenas de operários da empresa trabalharam em condições desumanas na manipulação de material radioativo, sem nenhuma proteção

Tânia Malheiros, da Headline
#DIREITOS HUMANOS24 de jun. de 231 min de leitura
Tânia Malheiros, da Headline24 de jun. de 231 min de leitura

Durante cerca de cinco décadas, centenas de operários da primeira instalação industrial nuclear do Brasil, a Orquima, batizada depois de Usina de Santo Amaro (Usam), da Nuclemon, trabalharam em condições desumanas na manipulação de material radioativo, sem nenhuma proteção. Desinformados sobre o perigos e riscos do manuseio de material radioativo, muitos morreram contaminados.

Hoje, cerca de 100 sobreviventes e familiares dos mortos, conscientes de que foram enganados sobre os riscos, lutam na Justiça por indenização, com a ajuda da Associação Nacional dos Trabalhadores da Produção de Energia Nuclear (Antpen), lançada em São Paulo, em 2006, para defendê-los. Os processos por indenizações têm sido rejeitados pela Indústrias Nucleares do Brasil (INB) , que ficou responsável pelo passivo sócio ambiental da Nuclemon, e contra a qual as vítimas travam suas lutas na Justiça.

Leia a reportagem completa:

#DIREITOS HUMANOS
TRABALHO
RADIAÇÃO