Conecte-se

Poder

Poder#INTERNACIONAL

Chanceler russo inicia giro pela América Latina com visita ao Brasil nesta segunda

Encontro com ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, acontece após declarações controversas de Lula afirmando que EUA e Europa prolongam guerra na Ucrânia

Da AFP | Havana, Cuba
#INTERNACIONAL17 de abr. de 232 min de leitura
Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, começa hoje, pelo Brasil, turnê pela América Latina, em meio à Guerra da Ucrânia. Foto: AFP
Da AFP | Havana, Cuba17 de abr. de 232 min de leitura

O chanceler russo, Sergei Lavrov, realiza um giro pela América Latina entre 17 e 21 de abril, que inclui uma reunião com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, nesta segunda-feira, 17, em Brasília, além de visitas a Venezuela, Nicarágua e Cuba.

Vieira receberá Lavrov no Palácio do Itamaraty, onde os chanceleres "conversarão sobre o potencial da parceria estratégica brasileiro-russa" e as "perspectivas da cooperação em áreas de interesse comum, com foco em comércio e investimentos, ciência e tecnologia, meio ambiente, energia, defesa, cultura e educação", segundo nota à imprensa do Ministério das Relações Exteriores.

Outra pauta da reunião será o "fortalecimento do diálogo político sobre temas bilaterais, internacionais e regionais", sendo uma oportunidade "para tratar do conflito na Ucrânia", acrescenta o comunicado.

A nota lembra que o Brasil defende "nos foros internacionais e em contatos bilaterais, a cessação imediata de hostilidades e a importância de conjugar esforços diplomáticos que facilitem o alcance de solução pacífica negociada".

Declarações controversas

A visita de Lavrov ocorre no dia seguinte à conclusão, neste domingo, da viagem de três dias do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China e aos Emirados Árabes Unidos, durante a qual o presidente brasileiro conversou com os contrapartes chinês, Xi Jinping, e emiradense, Mohammed ben Zayed al Nahyan, sobre a criação de um grupo de países, semelhante ao G20, para mediar o conflito causado pela invasão da Rússia ao país vizinho. 

Além do Brasil, o chanceler russo visitará neste giro regional Venezuela, Nicarágua e Cuba. Segundo o veículo cubano Prensa Latina, Lavrov promoverá em sua visita aos países latino-americanos, a cooperação nos âmbitos político, comercial, econômico e cultural.

De acordo com a chancelaria cubana, a visita de Lavrov a Havana será no próximo dia 19, coincidindo com a eleição do presidente cubano pelo Parlamento, que poderá reconduzir o atual mandatário, Miguel Díaz-Canel, a um novo mandato de cinco anos.

#INTERNACIONAL
POLÍTICA
GUERRA DA UCRÂNIA
RÚSSIA
BRASIL