Siga-nos

info

HEADLINE: QUESTÕES FREQUENTES

Jornalismo digital profissional e independente cresce em todo o mundo.

O projeto HEADLINE tem despertado grande curiosidade de leitores e jornalistas. Com o objetivo de esclarecer as dúvidas mais frequentes, criamos uma página de questões e respostas.

Se tiver dúvidas que não costam abaixo, por favor, escreva para [email protected] As novas respostas aparecerão em poucas horas nesta mesma página.


O QUE É HEADLINE?

HEADLINE é uma plataforma 100% dedicada ao jornalismo profissional e à informação. Ela publicará reportagens e opinião em texto, fotos, podcasts, vídeos, jornalismo de dados e geojornalismo, infográficos, fact-checking – conteúdo original produzido por uma equipe própria, pelas melhores iniciativas de jornalismo digital do Brasil e por jornalistas independentes. 

Headline terá o melhor do jornalismo independente em um único site e aplicativos.

QUEM FAZ HEADLINE?

HEADLINE é um projeto internacional criado em Paris e São Paulo por um grupo de jornalistas brasileiros que atuavam como correspondentes internacionais. Seu criador é Andrei Netto, ex-correspondente em Paris do jornal O Estado de S.Paulo. São co-fundadores Deborah Berlinck, ex-O Globo; Mario Camera, jornalista independente com passagem por Globo e GloboNews; Danilo Rocha Lima, ex-France Télévisions, CBN, RFI e TV Globo; e Felipe Paiva, jornalista independente, ex-mídia Ninja.

QUAL É A PRINCIPAL INOVAÇÃO DE HEADLINE?

HEADLINE revoluciona a forma como o jornalismo se organiza. Trata-se de uma plataforma aberta que reunirá as melhores iniciativas independentes de jornalismo e dos melhores jornalistas independentes do Brasil.

COMO HEADLINE É FINANCIADA?

Headline recebeu investimentos de seus co-fundadores, de investidores-anjos e de fundos. Os investidores passam por uma análise prévia e devem aderir ao princípio de separação entre a área editorial, encarregada de produzir, editar e selecionar conteúdo, da área de negócios, encarregada da gestão de projeto.   

O QUE DE NOVO HEADLINE TRAZ PARA A AUDIÊNCIA?

Headline trará o que existe de melhor em "experiência de usuário", importando para o jornalismo as mesmas funcionalidades que você está acostumado a encontrar em plataformas de streaming e em redes sociais, como recomendação e customização de conteúdo, alta participação da audiência e interação com jornalistas.

O QUE DE NOVO HEADLINE TRAZ PARA OS JORNALISTAS?

Headline não é mais um jornal ou revista na internet. É uma plataforma aberta e plural, em que a colaboração – e não a competição – é a palavra-chave. Headline terá sua própria equipe de jornalistas, mas vai trabalhar em estreita parceria com outras redações de veículos digitais e com jornalistas independentes. 

COMO FUNCIONA HEADLINE?

Headline produzirá e também agregará conteúdo jornalístico profissional, original, plural e de qualidade produzido por publicações parceiras e por jornalistas independentes pré-selecionados por nossa equipe. Eles serão beneficiados por uma política de economia colaborativa, onde parte relevante da receita gerada pela plataforma será redistribuída aos produtores de conteúdo.

EU PODEREI INTERAGIR COM OS JORNALISTAS?

Sim. A participação ativa de leitores é um dos maiores objetivos de Headline. Assinantes poderão escrever artigos de opinião – a serem selecionados por nossa equipe –, participar de chats com jornalistas, trocar mensagens diretas com profissionais – se autorizadas –, comentar reportagens, seguir jornalistas e receber notificações personalizadas. Tudo para que o contato seja estreito com quem produz informação.

SOU JORNALISTA: POSSO CONTRIBUIR COM HEADLINE?

Claro! Jornalistas profissionais selecionados pela equipe de Headline poderão criar publicações ou canais próprios, produzir conteúdo multimídia local, nacional e internacional e contribuir com Headline. Queremos uma plataforma colaborativa por excelência. 

QUEM EDITA O CONTEÚDO?

Headline é uma plataforma de jornalismo profissional, com ênfase em qualidade, precisão jornalística e independência editorial inegociável. De forma a lutar contra a desinformação e restabelecer a confiança no jornalismo, todo o conteúdo será criteriosamente editado por Headline e/ou pelas publicações parceiras.

QUANTO HEADLINE VAI CUSTAR E QUANDO SERÁ LANÇADA?

Headline acredita que o jornalismo é mais independente quando é mantido por seus leitores. Por queremos uma plataforma sustentável, adotaremos um modelo baseado em assinaturas (paywall freemium), no qual a maior parte do conteúdo será de leitura aberta (free) ao acesso de não-assinantes, e outros conteúdos serão restritos a assinantes (premium). O preço da assinatura será fixado em breve.

Headline está em fase de pré-lançamento. Se você, como nós, é apaixonado por informação, inscreva-se em nossa newsletter para participar da fase de testes e fique ligado em www.headline.com.br para acompanhar as novidades do projeto.