Conecte-se

Cultura

Cultura#MÚSICA

A Rita Lee que você provavelmente não conhece

Além dos muitos hits e mais de 30 álbuns, ela deixa também livros e participações em programas de TV e rádio

Gaía Passarelli, da Headline | São Paulo
#MÚSICA9 de mai. de 233 min de leitura
Rita Lee em uma de suas últimas apresentações na TV, no programa do Serginho Groisman. Foto: Marcos Mazini/Globo/AFP
Gaía Passarelli, da Headline | São Paulo9 de mai. de 233 min de leitura

A notícia que todo mundo sabia que viria, mas que ninguém queria receber: morreu hoje, aos 75 anos, Rita Lee Jones, ícone maior do rock brasileiro. Ela fazia tratamento para um câncer de pulmão desde 2021 e, de acordo com informações da família, faleceu em casa.

Com mais de 30 álbuns lançados em 60 anos de carreira, Rita deixa um extenso legado musical. E deixa também participações especiais em rádio e TV, além de livros infantis e duas (!) autobiografias.


Rita Lee, autora infantil

Nas décadas de 80 e 90, Rita publicou uma série de livros com um simpático ratinho branco como protagonista, o Dr Alex. E, em 2013, assinou "Storynhas", com a cartunista Laerte, também para o público infantil.

Rita Lee com dois livros da série Dr Alex.
Rita Lee em 2022 com dois livros da série Dr Alex. Foto: Divulgação/Guilherme Samora/Globo Livros

Rita Lee, radialista

Nos anos 1980, em parceria com o escritor Antônio Bivar, Rita teve um programa de rádio na 89 FM de São Paulo. Chamado "Rádio Amador", o programa era semanal e trazia Rita tocando artistas como Jeff Beck, Diamanda Galas e a banda paulistana Zero:

Rita Lee, personalidade da TV

Rita Lee foi uma das primeiras VJs da MTV Brasil. Em 1991, um ano após a emissora estrear, foi ao ar o TvLeezão, em que Rita conversava com artistas em um cenário de cozinha improvisada. E pouca gente também pode lembrar que ela foi uma das integrantes originais do Saia Justa, do GNT, junto com Fernanda Young, Mônica Waldvogel e Marisa Orth:

O time original de apresentadoras do Saia Justa, do GNT.
O time original de apresentadoras do Saia Justa, do GNT. Foto: divulgação.

Ela também era figura fácil na tela da Globo, com participações em talk shows, programas de auditório, humorísticos e especiais como "O Circo", com Roberto de Carvalho, em 1982. Além de cantar em dezenas de sucessos de trilhas sonoras, Rita também foi atriz em novelas como "Vamp" e "Top Model", em 1989, onde era a mãe doidinha dos filhos do surfista Gaspar, vivido por Nuno Leal Maia:

Rita Lee, escritora

"Rita — uma autobiografia", de 2016, é um acerto de contas franco e corajoso com a própria história, em que Rita fala sobre drogas, machismo, Mutantes, ditadura, maternidade e carreira artística. E como uma biografia seria pouco, ela escreveu, esse ano, "Rita — outra autobiografia", que está em pré-venda, com lançamento programado para 22 de maio.

Capa de "Rita — outra autobiografia", em que a artista fala sobre seu tratamento de câncer e seus últimos anos de vida.
Capa de "Rita — outra autobiografia", em que a artista fala sobre seu tratamento de câncer e seus últimos anos de vida. Foto: divulgação Globo Livros

A Rita Lee que você talvez não tenha ouvido

Em meio a todas as devidas homenagens à rainha do rock brasileiro hoje na internet, deixamos aqui a nossa: 13 faixas pouco (ou nada) conhecidas da discografia da Rita Lee. Tem Rita cantando com Zelia Duncan, Gilberto e Ney Matogrosso, cantando Beatles e até cantando Mutantes (que ela evitava). É só dar play:

#MÚSICA
ARTE
RITA LEE